Quarta, 30 de maio de 2012, 11h26 A A A

Troféus da Copa do Mundo da FIFA™


Projetado pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1972, o troféu da Copa do Mundo da FIFA é conhecido por aproximadamente 90% da população mundial. A sensação de erguer a taça como campeão do mundo é o melhor sentimento que há para qualquer jogador de futebol. Pesando 6,175 kg e mediando 36,8 cm de altura, o troféu é feito de ouro 18 quilates. O pedestal é decorado com duas camadas de malaquita semipreciosa, sendo que a base do troféu possui espaço suficiente para incluir as inscrições dos 17 vencedores da Copa do Mundo FIFA™ até 2038. O Troféu da Copa do Mundo FIFA é uma taça de competição e propriedade permanente da FIFA. A associação vencedora recebe uma réplica, não de ouro maciço, mas banhada a ouro.


A antecessora da atual troféu da Copa Do Mundo FIFA foi a Taça Jules Rimet. Dois anos antes da primeira Copa do Mundo da FIFA™ no Uruguai, em 1930, foi acrescentada uma cláusula nas regras da competição, segundo a qual os campeões receberiam um troféu. Abel Lafleur, um escultor francês, iniciou a fabricação da taça especialmente para esse propósito.


A Taça original de 35 cm pesava 3,8 kg sendo esculpida em prata de lei e banhada a ouro. O pedestal era feito de lápis-lazúli, uma pedra semipreciosa azul. Pequenas placas de ouro com inscrição dos nomes do troféu e dos nove vencedores, de 1930 a 1970, enfeitavam o pedestal.


As equipes vencedoras de todas as outras competições da FIFA também recebiam um troféu. Uma cópia exclusiva de cada troféu é produzida para cada competição e dada aos campeões, que a mantêm em sua posse. Os Torneios Olímpicos de Futebol são a única exceção a essa regra, sendo conferidas aos vencedores medalhas de ouro, prata ou bronze, conforme a tradição olímpica.

 

Além desses títulos e troféus, a FIFA também concede outras condecorações em todas as suas competições. O melhor jogador e a melhor Jogadora recebem o prêmio Bola de Ouro adidas, o melhor artilheiro e melhor artilheira são honrados com Chuteira de Ouro adidas (chamado de prêmio Artilheiro de Ouro da Copa do Mundo de Futebol de Areia da FIFA) e o melhor goleiro com o prêmio Luva de Ouro adidas. A equipe mais justa é condecorada com o prêmio FIFA Fair Play. Além disso, os melhores jovens jogadores da Copa do Mundo FIFA™ e da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ recebem o prêmio de melhor jogador jovem Hyundai.

 

A FIFA também lançou uma serie de distintivos, utilizados nas camisas dos times campeões atuais de algumas das competições de mais prestígio da FIFA. Um exemplo é o Distintivo de Campeão Mundial, entregue pela primeira vez à equipe nacional italiana pela vitória na Copa do Mundo da FIFA 2006™, na Alemanha.

 

Após os brasileiros terem tornado donos da taça Jules Rimet, vencendo a Copa do Mundo FIFA™ pela terceira vez no México, em 21 de junho de 1970, a FIFA decidiu criar um novo troféu para fase final da décima Copa do Mundo FIFA™, em 1974.



Fonte: Tudo sobre a FIFA (Editor: FIFA Communications & Public Affairs Division)