Quarta, 30 de maio de 2012, 11h33 A A A

FIFA BAllON D’OR


Em 2010, teve início um novo capitulo na história do futebol, com a notícia da fusão do antigo prêmio de Jogador Mundial do Ano FIFA e do antigo prêmio da France Football, o Ballon d’Or, dando origem ao FIFA BAllon d’Or.


Esse cobiçado troféu, para jogadores do sexo masculino, e o prêmio de Jogadora Mundial do Ano da FIFA são como um Oscar do Futebol, marcando o ápice da carreira de um jogador. Esses troféus são entregues aos vencedores durante um evento de gala anual, que reúne a nata do futebol mundial.


No evento de 2010 foram introduzidos dois novos prêmios: Treinador do Ano da FIFA em Futebol Masculino e Treinador do Ano da FIFA em Futebol Ffeminino. O FIFA FIFPro World XI, concedido aos onze melhores jogadores do ano, de acordo com uma seleção realizada pelo próprios jogadores, existe desde de 2009.


Além disso, a FIFA também premia outros momentos e gestos excepcionais do futebol. O Prêmio Presidencial da FIFA é entregue à pessoa ou instituição que tenha realizado um grande contribuição para o futebol sem buscar ser o foco das atenções.


O Prêmio Puskás da FIFA, criado em homenagem ao lendário jogador húngaro Ferenc Puskás, é conferido ao jogador ou à jogadora a marcar o gol mais bonito do ano anterior, de acordo com a votação do público.

 
O prêmio FIFA Fair Play, condecora pessoas ou instituições pelo fair play, uma assunto que sempre foi de importância crucial para o órgão do diretor do futebol mundial.

 

Fonte:
Tudo sobre a FIFA (Editor: FIFA Communications & Public Affairs Division)

 

FIFA BALLON D’OR 2011 
 

Melhores jogadores
Lionel Messi conquistou a FIFA Ballon d'Or 2011 e Homare Sawa foi premiada como Jogadora do Ano da FIFA de 2011.

 

Prêmio Puskás da FIFA
O astro do Santos Neymar recebeu o Prêmio Puskás da FIFA de melhor gol do ano. O lance do jovem atacante na partida contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro foi escolhido pelos usuários do FIFA.com como o mais bonito de 2011, superando os gols dos concorrentes Lionel Messi e Wayne Rooney.

 

Treinador do Ano
Josep Guardiola foi eleito Treinador do Ano da FIFA no futebol masculino, e Norio Sasaki, no feminino.

 

Seleção Mundial da FIFA/FIFPro
Iker Casillas, Dani Alves, Gerard Pique, Nemanja Vidic e Sergio Ramos; Xabi Alonso, Xavi e Andrés Iniesta; Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Lionel Messi.

 

Prêmio Presidencial
Alex Ferguson
Ele agora é o primeiro homem a receber o Prêmio Presidencial da FIFA por seu desempenho como técnico do Manchester United.

 

Prêmio FIFA Fair Play
Japão

 

 

FIFA Ballon d’Or 2012

 
Jogador do ano:
Lionel Messi é o vencedor do FIFA Ballon d'Or 2012. Ele foi eleito pelos técnicos e capitães das seleções das 209
 

associações-membro da FIFA e por um seleto grupo de jornalistas.

 

 

Jogadora do Ano:
Abby Wambach é a vencedora do prêmio de Jogadora do Ano da FIFA. Ela foi eleita pelos técnicos e capitãs das seleções das 209 associações-membro da FIFA e por um seleto grupo de jornalistas.

 

 

Técnico do Ano (masculino):
Eleito pelos técnicos e capitães das seleções das 209 associações-membro da FIFA e por um seleto grupo de jornalistas, Vicente Del Bosque, campeão da UEFA Euro 2012, é o vencedor do prêmio de Treinador do Ano da FIFA 2012 no futebol masculino.

 


Técnico do Ano (feminino):
A campeã olímpica Pia Sundhage é a vencedora do prêmio de Treinadora do Ano da FIFA 2012 no futebol feminino.

 


Prêmio Puskás (melhor gol do ano):
Miroslav Stoch é o vencedor do Prêmio Puskás da FIFA 2012. Os usuários do FIFA.com, do canal da FIFA no YouTube e da francefootball.fr escolheram o gol de Stoch como o melhor do ano.

 

Prêmio FIFA Fair Play :
Uzbequistão

 

 

Seleção Mundial FIFA/FIFPro:
Iker Casillas, Dani Alves, Marcelo, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Xavi Hernandez, Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao, Lionel Messi.  

 

 

 

 

 Fonte: http://pt.fifa.com