Sexta, 15 de junho de 2012, 17h11 A A A

CAMPOS OFICIAIS DE TREINAMENTO - COT


Cada cidade-sede deve fornecer uma estrutura adequada para treinamento e preparação física dos atletas das seleções que disputarão os jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O Estado de Mato Grosso colocará a disposição da FIFA dois Campos Oficiais de Treinamento.

 

COT BARRA DO PARI

Secopa
COT da Barra do Pari, em Várzea Grande
COT da Barra do Pari, em Várzea Grande


Em uma área de cerca de 52 mil metros quadrados, o COT Barra do Pari terá capacidade para três mil torcedores, salas de imprensa, cabines de transmissão, vestiários, camarotes, 250 vagas de estacionamento, 20 delas são de uso exclusivo para pessoas com deficiência e idosos. O local contará ainda  lounge, sala de musculação, sala de fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante. O Centro de Treinamento servirá para a preparação das seleções em seus treinamentos diários visando a Copa do Mundo de 2014 e ficará como um dos legados do Mundial para Várzea Grande, sendo este o primeiro estádio de futebol oficial da cidade.

 

Contratado pela empresa Consórcio do Pari com proposta de R$ 25.5 milhões o empreendimento já está com suas obras em andamento e tem previsão de ser concluído no final de 2013.


O projeto do COT atende aos padrões NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que asseguram a acessibilidade para cadeirantes, idosos, cegos, surdos, mudos e obesos.

 

A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos da Copa do Mundo de 2014, será de 2,7 Km. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da FIFA, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre os centros e os estádios.

 

 

COT UFMT

 
http://www.cuiaba2014.mt.gov.br//storage/1/webdisco/2012/09/14/274x176/bca86ac45ea90667a4f587d52a597744.jpg

 

Com capacidade para abrigar 1,5 mil torcedores, o COT da UFMT será construído no campo de futebol, ao lado do Ginásio Poliesportivo da Universidade.

 

O Centro Oficial de Treinamento terá também uma pista oficial de atletismo de padrão internacional, com piso sintético e 400 metros de comprimento, local que será referência em Mato Grosso para treino e realização de competições esportivas.

 

O Consórcio Campus Universitário, formado pelas empresas Engeglobal e Três Irmãos, venceu a Concorrência Pública para construção do COT UFMT, no valor de R$ 15,8 milhões. O prazo para entrega da obra é de 300 dias, a contar da assinatura da ordem de serviço, assinada no dia 10 de março de 2013.

 

Idealizado pelo arquiteto e professor da UFMT, José Afonso Portocarrero, o projeto abrange a instalação das estruturas de arquitetura, fundações, terraplanagem, drenagem, pavimentação, estrutural, estrutura metálica, instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, telecomunicações, luminotécnica, climatização e ventilação, prevenção e combate a incêndio, paisagismo, gramado e comunicação visual.